entre santa maria e novo cabrais

Motoristas criticam falta de garantia para duplicação da RSC-287

Tainara Liesenfeld

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A notícia de que o governo do Estado confirmou que as obras de duplicação e instalação de pedágios nos trechos da RSC-287, entre Santa Maria e Tabaí, sofreriam mudanças incomodou os motoristas que transitam por ali. Com a alteração, não há mais prazo definido nem garantia para a duplicação dos 80 km que ligam Santa Maria a Novo Cabrais, previstos antes para acontecer entre 2030 e 2031. Com a mudança, a duplicação só será feita se o tráfego diário atingir 18 mil eixos por dia, sendo o volume atual é de 9.765 eixos por dia num dos pontos. 

Duplicação de Santa Maria a Novo Cabrais não tem mais prazo

A aposentada Eva Dias, 60 anos, e o marido Luiz Dias, 63, costumam passar pelo trecho pelo menos uma vez ao mês, para visitar familiares no litoral e na Capital. Na manhã de segunda-feira, haviam parado em um posto de gasolina próximo a trevo do Santuário, de acesso à Quarta Colônia, após levarem um susto na direção. Minutos antes, um carro havia invadido a contramão e quase bateu de frente com o veículo onde estavam - risco que seria evitado se a estrada fosse duplicada.

Eva reclamou da condição da estrada e dos acostamentos, pois, naquela situação, "não havia muito para onde fugir". Luiz, que já trabalhou como caminhoneiro, disse "nunca ter visto um trecho assim" e ressaltou a necessidade de mais investimento na via, a partir da instalação de pedágios.

VÍDEO: sem duplicação até Novo Cabrais, Estado estudará construir terceiras faixas

- Eu torcia até para que botassem mais pedágio no trecho, porque aí a gente paga mais porque passa mais seguido, mas é melhor a estrada - conta Luiz.

Claiton de Lima Rosa, 48 anos, é motorista de caminhão e costuma cruzar a RSC-287 semanalmente. Ele lamenta a decisão do governo sobre a não duplicação do trecho, pois, segundo ele, isso evitaria acidentes.

- Essa região, a gente faz praticamente a cada semana e nota que ela vem piorando cada vez mais, em virtude dos gastos dos caminhões. A gente tem um trabalho redobrado. Nessa época do ano, o movimento é maior, os veranistas aproveitam mais para ir para o litoral, e esse é o nosso caminho - comenta Rosa.

A saída será mesmo lutar por terceiras faixas na RSC-287

O QUE DIZEM OS INTERNAUTAS
Dezenas de pessoas comentaram, na segunda, abaixo da notícia sobre a retirada do prazo para duplicar o trecho entre Santa Maria e Novo Cabrais. Confira alguns dos comentários:

"Na atual conjuntura, duplicar 220km é um sonho. Tem que identificar gargalos com implantação de terceira via em alguns pontos, construir viadutos em outros. Encher de pedágios em direção capital somente irá encarecer produtos e serviços, péssimo pra economia cambaleante do RS. E querem atrair empresas pra SM, defendendo essa tese."
Silvio Aguirre Brum  

" Vão pedagiar todo trecho e duplicar só o filé, a parte com obras maiores vão ficar pra nunca. Santa Maria e região sempre sem prestígio algum. Vamos pagar todos os pedágios até POA e, duplicação que é bom, nada."
Jeverson Rohde 

"Enquanto isso, morre gente. Parabéns... Quanto retrocesso econômico em uma simples decisão. Falta de fluxo? Quem explora pedágio onde há falta de fluxo??? Contra senso incomum."
Giulianno Schneider  

"Não tem prazo pra duplicar, mas para o pedágio começar a cobrar tem! Esse Brasil está cada dia pior!"
Kleber Rogerio Silva

"Vamos dar um viva à equipe deste governo estadual, que simplesmente adere a esse tipo de situação..... Pra acabar mesmo"
Diego Marcos Buzzetto

"Então, não podem colocar pedágios nos trechos em questão, o consumidor não pode permitir mais esse tipo de esperteza, pra não dizer falcatrua."
Cezar A. Gonçalves 

"Ou seja, ter mais acidentes."
Gustavo Cassol

"Resumindo: Quando morrer mais algumas centenas de pessoas, aí sim vão pensar em duplicar a mesma. Absurdo isso!!!"
Alcioni Cavalheiro

"Ou seja, nunca será duplicada."
Diego Berlezi

"Vão colocar dois pedágios nesse trecho pra quê então!?"
Jairo Kemmerich

"Precisa de mais tráfego? Essa porcaria dessa rodovia vive entupida e com trânsito lento, que piada!"
Vinicius Silva

"De que adianta duplicar se não existe mais nem acostamento, se precisar sair do asfalto pode contar com pneu cortado"
Rodrigo Matte 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prédio da antiga Casa de Cultura é alvo de invasões em Santa Maria

Próximo

VÍDEO: sem duplicação até Novo Cabrais, Estado estudará construir terceiras faixas

Geral